terça-feira, 17 de julho de 2007

Mil folhas

Num desafio proposto pela minha amiga Olivia, tenho agora a complexa tarefa de enumerar os últimos cinco livros que li. Pois é… como leitora compulsiva que sou, leio de tudo um pouco, algumas vezes acerto, outras, dou um tiro em cheio no pé. De qualquer das formas, para mim ler será sempre um prazer. E é algo sem o qual, simplesmente, não consigo viver. Assim sendo, aqui ficam então os cinco ilustres…

─ A Traficante de Crianças – Gabrielle Wittkop
─ Tudo o que temos cá dentro – Daniel Sampaio
─ Portugal Hoje, o Medo de Existir – José Gil
─ A Filha da Floresta – Juliette Marillier
─ A Morte sem Nome – Santiago Nazarian

Para não quebrar a corrente, e também como modo de alimentar a minha própria curiosidade hehe, passo o testemunho desta cadeia a:

• Pinguim: why not now
• Cris: movieplayground
• Catwoman: the doll house
• Senhor do Mundo: lá porque não tens blog, não penses que te safas ;)

Beijocas gordas a todos :)

14 comentários:

Anónimo disse...

Como um Homem (principalmente daqueles que ganha músculo a desbastar o mato que cresce à frente da caverna de pessoas negligentes ;)) nunca foge a um desafio, aqui vai:

- Poesia, Alberto Caeiro
- Lobo das Estepes, Hermann Hesse
- Criação do Mundo, Miguel Torga
- Hunger, Knut Hamsun
- O jovem Torless, Robert Musil

João Roque disse...

Querida Anita
ai estas correntes da blogosfera; só me faltava esta, pois já tenho os 3 troféus mais comuns, já me nomearam para aquela "coisa" das 7 coisas a fazer, a isto e aquilo, à qual me esquivei, diplomàticamente, e agora os livros.
Já tinha visto por aí esta corrente e adivinhava que mais tarde ou cedo, me bateria à porta~.
Não me vou descartar, vou dar continuidade à corrente, mas vou alterar um parâmetro, nãp para ser original, mas porque me parece mais interessante; ou seja vou nomear os cinco livros que mais me marcaram, ou, pelo menos, dos que mais me marcaram.
Em breve darei resosta a isso no meu blog.
E obrigado por te teres lembrado de mim.
Beijoquita.

Anónimo disse...

ups... só agora ao ler as escolhas do pinguim é que percebi que a corrente dizia respeito aos 5 últimos livros. Eu indiquei os meus livros favoritos :S Cromo!!!

Para ser sincero estou à quase um ano para ler "Os cus de Judas" do António Lobo Antunes. Eu sei! É uma vergonha! E ainda por cima tem poucas páginas. Mas tem-me custado arranjar disposição para ler romances. Atenção, o livro acima mencionado é bom. O problema é meu! ;)

os outros... estes li-os mesmo... não tenho remédio...

- Quantum Theory of Molecular Electronic Structure

- Estudo do transporte de iões positivos em gases raros

- Orbitais Atómicas e Moleculares

- Artigos... muitos artigos (para ser franco da maior parte só leio o resumo, mas gosto de os imprimir e por em cima da mesa para o meu orientador ver... eheheheh)

Se a corrente fosse sobre os livros na mesa de cabeceira... aí poderia impressionar ... eheheh

Anita disse...

pinguim: ora desde já muito obrigado por teres aceite este pequeno desafio... já fui espreitar o teu blog hehe!

De facto a lista de livros favoritos é um tema bem mais interessante do que os últimos lidos. Também contemplei a hipótese de apostar antes nos cinco favoritos mas decidi não o fazer porque faço intenções de aos poucos, ir criando posts sobre alguns dos livros que mais me marcaram... por isso, os meus eleitos ficam para outra ocasião ;)

Beijinhos

Anita disse...

senhor do mundo: e assim se vê a atenção que tu prestas aos meus posts... Imperdoável! lol

Mas como eu sou uma rainha misericordiosa dou-te a hipótese de te redimires... vá, impressiona-me lá com os livros na mesa de cabeceira :)

Já agora, na tua lista há um livro que me despertou a atenção... não, não é o do transporte dos iões nos gases (de momento lembrei-me dos livros medonhos do Roland Barthes que tive de ler :s)... é o Hunger... aguça-me lá a curiosidade...

Beijinhos

Miss Vesper disse...

anita eu depositarei aqui a minha lista, certamente por agora porque como verdadeira pessoa de humores, vai variando e muitos livros vão-se amontoando e sendo acrescentados á infindavel lista de adoraveis e uns subindo e outros descendo no top... mas para já queria dizer-te que compreendo inteiramente o que disseste ao senhor do mundo no post anterior...

e por essa razão sei que: i'm never gonna be loved back... i can't choose who i love... and that seems to be my karma...

maybe the final conclusion is: the only one i need to love back is me... and although that may seem abrupt, at least it's less painful... hard road, but less painful... full of ups and downs with pain as an ingredient, but not so in depth...

e só para nomear um

Anjo mudo, Al berto

probably the second part of the title is my own face right now... cause angel, please, none of sorts... if i were, they would have to call an ordinary election:P

Anónimo disse...

Ora bem... Segue a lista de livros de cabeceira... Be amazed, or not... eheheh

A partir do topo do monte de livros:

- Os cus de Judas, António Lobo Antunes
- Crónicas do Rei Pasmado, J. G. Ballester
- Leaves of Grass, Walt Whitman
- Anjo Mudo, Al Berto (este é pra Cris ;))
- Almas mortas, Gogol
- Poesia, Álvaro de Campos
- A cidadela branca, Orhan Pamuk
- Universo Inteligente, Fred Hoyle
- Evolutionary Game Theory,... (n me lembro)
- Lei natural das coisas, António Lobo Antunes
- Gémeos, Mário Cláudio
- Werther, Goethe

acho que é tudo...

Curiosidades:
- Não leio um romance há quase um ano
- A coluna de livros equilibra-se
- Não limpo o pó aos livros há mais tempo do que desde a última vez que li um romance :S

Então? Diz lá que não é uma boa colecção de cabeceira? eheheh


Quanto ao Hunger, tive uma ideia melhor... Quero que tu o leias mas não te vou pedir nem quero saber a tua morada (não quero que penses que sou um psicopata como no post anterior... ;)). Vamos ver se as correntes funcionam mesmo... Eu conheco a Deeper, que conhece a Cris, que conhece a Catwoman, que te conhece a ti... Eu vou enviar o livro à Deeper e se todos concordarem e colaborarem o livro há-de chegar a ti... Se calhar é uma ideia ridícula fruto de quem não tem mais que fazer... :S Não interessa... eheheh

Anita disse...

cris: acredita quando te digo que compreendo perfeitamente aquilo que dizes e com as devidas diferenças que cada personalidade e respectiva vivência arrasta consigo, entendo o que sentes... por vezes penso que é muito mais difícil amarmo-nos a nós próprios do que aos outros... é uma luta inglória que travamos a vida inteira...

Quanto ao Anjo Mudo já foi acrescentado à minha lista interminável de livros a adquirir, com alta prioridade... ;)

Beijinhos

Anita disse...

senhor do mundo: ora aí está uma ideia interessante :)... e porque não?... por mim, força nisso... só falta é saber se os elos desta corrente estão ou disponíveis para tal tarefa ;)... só não faço ideia de quanto tempo vai tudo demorar, pois calculo que tal como acontece comigo, os restantes elos não se veêm todos os dias certo?... e se por acaso o livro se perder por entre as noites de leitura de algum elo mais curioso, ainda mais tempo terei de ficar a roer qualquer coisa, uma vez não ataco as minhas unhas lol... mas assim que chegar será imediatamente consumido...

Se por acaso a corrente não resultar, mandas-me um mail que inventamos outra solução...

Beijinhos

P.S. - pois... e com isto tudo fiquei ainda mais curiosa... és mesmo mauzinho :p

Anita disse...

senhor do mundo: pequeno à parte... tens na tua lista dos livros renegados a meros biblôs de mesa de cabeceira um daqueles livros que faço sempre questão de desfolhar quando vou às livrarias... o Leaves of Grass do Walt Whitman... ainda não o comprei mas será para breve ;)... e esse nem vai ver a minha mesa de cabeceira... vai ser logo bem papadinho de fio a pavio hehe!

Catwoman disse...

Cara Anita, não me estou a esquivar a fazer parte da corrente, mas como sabes as coisas têm estado complicadas...mas vou responder, claro, seguindo a onda do Pinguim :P top 5 lol

Senhor do Mundo, pela minha parte, tens toda a colaboração. Gostei da ideia, imaginação é o que não te falta :P vou tentar não ficar com o livro algumas noites, uma vez que também me despertaste a curiosidade ;)

Beijinhos

Miss Vesper disse...

Anita : cada personalidade é diferente, cada qual com as suas vivências e a sua bagagem... neste momento a minha anda completamente de pernas para o ar, sem fio, nem aprumo, nem nada... um espaço, uma parede em branco... mas nessa bagagem é ir... pegar nela e ir, não sei muito bem pra onde mas percorrer the road less travelled: amor-proprio... it's harder but nonetheless a road needed to be crossed and with a string that always brings us a part of ourselves we didn't know.. good or bad, not important, a part of us. one more piece of a whole... the rest comes together, outside with it's own rhythm... an inside rhythm at least we can cope with... i guess


Senhor do Mundo: esse livro terá uma forma mais rapida de chegar à Anita;) é que como nestas coisas de links, está tudo ao alcance de um click:p a Deeper também conhece a Catwoman, portanto o livro tem menos um intermediario, que tal? ;)
Ah, mas tenho ainda uma ideia melhor,porque não estilo uma reuniao tipo book clube? eu cozinho, tu podes levar o vinho, a anita leva a sobremesa e a Depper e a catwoman levam-se a elas proprias, que tal? :P

fico à espera de sugestoes;)

entretanto deixo aqui mais um livro, desta feita de um fotografo que adoro: Black, White and Things, by Robert Frank

beijinhos gds

Anónimo disse...

Cris, eu gostei da sugestão... Mas há um problema... Eu vivo em Coimbra e para a semana vou estar numa conferência na Finlândia... (sou mesmo despassarado... marquei tudo com um mês de antecedência e só hoje é que reparei que começa um dia antes do que eu pensava... :S... sou mesmo cromo... ups ... nem vou dizer nada ao meu orientador... se houvesse aqui algum buraco, enfiava-me lá dentro). Estou de volta na 6ª feira, dia 27 da parte da tarde... Nessa altura vou estar por Lisboa... Podia ser para essa altura... Mas infelizmente não posso prometer nada. Não sei se vou ter acesso à net na próxima semana e ainda há o problema da casa (mas isso resolve-se...)

Vão dando notícias e se eu puder respondo. Se não responder fica para outra altura. Depois da Finlândia hei-de estar disponível...

Anónimo disse...

I,ve just stolen the computer from a very angry, strong and tall finish. I did it to know if Cris' proposal was still standing. Unfortunately it seems that it is not, meaning that I will get hit by the finish for nothing... eheheheh
I really wanted to know you all: Anita, Cris and Catwoman... But I guess we will have other oportunities.
If you change your minds about tomorow please send me a message. I am going to take the risk of you being psicopats (:)) and will leave my phone number: 965025988

Bahhh... Não sei pq e que estou a escrever em ingles... ontem embebedei-me num bar finlandes... o que isto tem de bom e que ninguem me conhece por isso nao corro o risco de alguem me lembrar das minhas figuras tristes... ;) Ja tenho saudades de Portugal...