quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Músicas de outros tempos...

Pois é, fui desafiada ;)… O jnavarro lançou-me o desafio de partilhar as músicas que me acompanharam na infância e adolescência. Ui… tarefa difícil… parece ter sido há tanto tempo que tive quase de recorrer a uma sessão de hipnose.

Estranhamente, quando era miúda não era grande fã de música. Como não conhecia as bandas, limitava-me a ouvir aquilo que passava pela rádio ou tinha de “gramar” com as escolhas musicais da famelga. O que eu ouvi de Roberto Carlos e Neil Diamond! Credo… é só pensar neles que me começo logo a coçar. Quando reclamava, o meu pai punha a tocar um disco do qual não me recordo o nome nem o artista, mas que continha uma “música” composta apenas pelo barulho de chuva e trovoadas… eu e o meu primo tínhamos tanto medo daquilo que começávamos logo aos berros, ele chorava no colo da mãe, eu punha-me aos pontapés às colunas :D

Curiosamente, nunca fui muito ligada a músicas infantis. As únicas que me lembro de ter tido pertenciam a uma colecção da Disney que saía todos os meses. Eram uns livrinhos com histórias que vinham acompanhados de umas cassetes com músicas sobre as histórias. Não me recordo do nome da colecção, mas lembro-me que as cassetes eram verdes.

Assim sendo, quando penso na minha infância, não penso propriamente em bandas ou músicas de que gostasse, lembro-me apenas das músicas que se oiço hoje em dia, me transportam para aquele tempo. Entre vários, vem-me à cabeça The Wall dos Pink Floyd (que tinha de ser ouvida ao berros ou não teria o mesmo impacto hehe!), Final Countdown dos Europa, Take on Me dos A-Ha (pausa para o vómito), Thriller do Michael Jackson (talvez a única música de jeito que este tipo fez), Não há Estrelas no Céu do Rui Veloso, Wild Boys dos Duran Duran, Playback do Carlos Paião, A Casinha dos Xutos e Pontapés, Heart of Glass dos Blondie… and so on and so on…

Mas a minha vida mudou no dia em que uma amiga me emprestou um álbum dos Queen… o resto é fácil de adivinhar… apaixonei-me para sempre… os Queen ensinaram-me a ouvir música. Ainda hoje são uma referência para mim, o tempo passa e as músicas continuam tão frescas como no primeiro dia.

Com a adolescência vieram novos horizontes. A banda sonora daqueles tempos é composta para além dos Queen, pelos Bon Jovi (eu era completamente taradinha pelo Jon Bon Jovi lol), os U2, os Nirvana, os Xutos e Pontapés, os Metallica (se não ouvisse levava porrada lol), os Smashing Pumpkins, Alanis Morissette (o álbum Jagged Little Pill era o meu grito de guerra) e gostava imenso da estranheza das músicas dos Enigma (não sei porquê, mas achava aquelas músicas extremamente sexy lol). Mais tarde vieram os Oasis, Garbage, Aerosmith, Jewel (o álbum Spirit tocou até descarnar), Paula Cole, Diana Krall…

Apesar de ouvir músicas e bandas relativamente convencionais, lembro-me que já naquela altura gostava de descobrir sonoridades que estivessem um pouco longe das modas daqueles dias. Sem ter a quem recorrer, fazia a minha pesquisa através de filmes. Comprei cds e cds de bandas sonoras e foi assim que descobri The Doors, Them, The Cure, James Brown, Pavarotti, os fabulosos Radiohead, Michael Nyman e até mesmo Beethoven LOL… E seria através de um filme que eu seria “apresentada” a uma das minhas cantoras favoritas, Nina Simone. Ainda hoje recordo a sensação de ouvir Wild is the Wind pela primeira vez. Aquele poder visceral sempre mexeu comigo.

Enfim, escolhas boas, más e péssimas lol, mas foram as escolhas que me permitiram gostar daquilo que gosto hoje. E é melhor parar por aqui, senão daqui a pouco lembro-me de mais alguma música e não saio daqui… ai que está-me a vir à cabeça A Lambada… ai que horror!!!

Pensei em passar este desafio mas desisti da ideia. Há que ser realista, tenho poucos visitantes e ainda menos comentadores e visto que metade já foi desafiada e a outra metade não liga muito a estes desafios, deixo à escolha de cada um partilhar ou não a sua experiência…:)

E porque falamos de memórias, não resisto a deixar aqui um vídeo que me relembra aqueles dias em que o sol brilhava e a esperança era um prato cheio.


3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Anita

Tem sido engraçado visitar os vossos blogs, sabes?
Quando visito os "desafiados" vejo, em todos eles, referências a projectos que tb foram do meu tempo... mas que a memória não ajudou a lembrar...

Bem..."Final Countdown dos Europe" foi, salvo erro, o primeiro EP que tive... Vinil... com aqueles penteados tão... tão oitentas... Credo... cada vez que me lembro da capa onde estavam os tipos com aquelas permanentes :) farto-me de rir...

O Calhambeque...bip-bip... também ouvia isso a dar c'um pau... Roberto Carlos estava a dar na altura... e nós putos, ouviamos isso tudo...

...enfim... acho que poderia comentar quase todos os nomes que aqui referiste porque afinal também ouvi muitos deles a dada altura...

Agradeço teres respondido ao desafio que, como sempre, li atentamente "saboreando" palavra por palavra.

Bom fim-de-semana

Catwoman disse...

É pá, grandes referências que andam por aqui :P escusado será dizer que grande parte delas são minhas também. E a partir da adolescência...bem, digamos que vivemos grande parte disso juntas lol (taradice pelo Bon Jovi incluída lol). O álbum da Jewel ainda vem muitas vezes à baila, não vem? ;) E o que dizer da Nina Simone, que descobrimos as duas no mesmo filme?

Gostei de ler este teu post, especialmente porque relembra, a um nível pessoal, aquilo que nos liga e que marca uma amizade de mais de 10 anos (sim estamos caquéticas lol). São nestes pequenos refúgios familiares que existo verdadeiramente, mais honestamente. São os que me conhecem. Bem, já estou na patetice lamechas portanto vou calar-me lol

Beijocas e bom fim de semana!

João Roque disse...

Olá Anita
é curioso que sendo de gerações diferentes vim aqui encontrar referências musicais muito importantes para mim, também; e é bonito ver como "misturas" de uma forma linda géneros e músicas tão diferentes, o que só revela uma diversidade musical sempre de aplaudir.
Beijoquitas.