quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Músicas de outros tempos...

Pois é, fui desafiada ;)… O jnavarro lançou-me o desafio de partilhar as músicas que me acompanharam na infância e adolescência. Ui… tarefa difícil… parece ter sido há tanto tempo que tive quase de recorrer a uma sessão de hipnose.

Estranhamente, quando era miúda não era grande fã de música. Como não conhecia as bandas, limitava-me a ouvir aquilo que passava pela rádio ou tinha de “gramar” com as escolhas musicais da famelga. O que eu ouvi de Roberto Carlos e Neil Diamond! Credo… é só pensar neles que me começo logo a coçar. Quando reclamava, o meu pai punha a tocar um disco do qual não me recordo o nome nem o artista, mas que continha uma “música” composta apenas pelo barulho de chuva e trovoadas… eu e o meu primo tínhamos tanto medo daquilo que começávamos logo aos berros, ele chorava no colo da mãe, eu punha-me aos pontapés às colunas :D

Curiosamente, nunca fui muito ligada a músicas infantis. As únicas que me lembro de ter tido pertenciam a uma colecção da Disney que saía todos os meses. Eram uns livrinhos com histórias que vinham acompanhados de umas cassetes com músicas sobre as histórias. Não me recordo do nome da colecção, mas lembro-me que as cassetes eram verdes.

Assim sendo, quando penso na minha infância, não penso propriamente em bandas ou músicas de que gostasse, lembro-me apenas das músicas que se oiço hoje em dia, me transportam para aquele tempo. Entre vários, vem-me à cabeça The Wall dos Pink Floyd (que tinha de ser ouvida ao berros ou não teria o mesmo impacto hehe!), Final Countdown dos Europa, Take on Me dos A-Ha (pausa para o vómito), Thriller do Michael Jackson (talvez a única música de jeito que este tipo fez), Não há Estrelas no Céu do Rui Veloso, Wild Boys dos Duran Duran, Playback do Carlos Paião, A Casinha dos Xutos e Pontapés, Heart of Glass dos Blondie… and so on and so on…

Mas a minha vida mudou no dia em que uma amiga me emprestou um álbum dos Queen… o resto é fácil de adivinhar… apaixonei-me para sempre… os Queen ensinaram-me a ouvir música. Ainda hoje são uma referência para mim, o tempo passa e as músicas continuam tão frescas como no primeiro dia.

Com a adolescência vieram novos horizontes. A banda sonora daqueles tempos é composta para além dos Queen, pelos Bon Jovi (eu era completamente taradinha pelo Jon Bon Jovi lol), os U2, os Nirvana, os Xutos e Pontapés, os Metallica (se não ouvisse levava porrada lol), os Smashing Pumpkins, Alanis Morissette (o álbum Jagged Little Pill era o meu grito de guerra) e gostava imenso da estranheza das músicas dos Enigma (não sei porquê, mas achava aquelas músicas extremamente sexy lol). Mais tarde vieram os Oasis, Garbage, Aerosmith, Jewel (o álbum Spirit tocou até descarnar), Paula Cole, Diana Krall…

Apesar de ouvir músicas e bandas relativamente convencionais, lembro-me que já naquela altura gostava de descobrir sonoridades que estivessem um pouco longe das modas daqueles dias. Sem ter a quem recorrer, fazia a minha pesquisa através de filmes. Comprei cds e cds de bandas sonoras e foi assim que descobri The Doors, Them, The Cure, James Brown, Pavarotti, os fabulosos Radiohead, Michael Nyman e até mesmo Beethoven LOL… E seria através de um filme que eu seria “apresentada” a uma das minhas cantoras favoritas, Nina Simone. Ainda hoje recordo a sensação de ouvir Wild is the Wind pela primeira vez. Aquele poder visceral sempre mexeu comigo.

Enfim, escolhas boas, más e péssimas lol, mas foram as escolhas que me permitiram gostar daquilo que gosto hoje. E é melhor parar por aqui, senão daqui a pouco lembro-me de mais alguma música e não saio daqui… ai que está-me a vir à cabeça A Lambada… ai que horror!!!

Pensei em passar este desafio mas desisti da ideia. Há que ser realista, tenho poucos visitantes e ainda menos comentadores e visto que metade já foi desafiada e a outra metade não liga muito a estes desafios, deixo à escolha de cada um partilhar ou não a sua experiência…:)

E porque falamos de memórias, não resisto a deixar aqui um vídeo que me relembra aqueles dias em que o sol brilhava e a esperança era um prato cheio.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Hoje sinto-me assim... parte 6

Are you missing something?
Looking for something?
Tired of everything
Searching and struggling
Are you worried about it?
Do you wanna talk about it?
Oh, you're gonna get it right some time

There's so much to be scared of
And not much to make sense of
Are you running in a circle?
You can't be too careful
And you can't relate it
'Cos it's complicated
Oh, you're gonna get it right some time
You're gonna get it right some time

It's how you see the world
How many times can you see?
You can't believe what you learn

It's how you see the world
Don't you worry yourself
You're not gonna get hurt

Oooohhhhh...

Is there something missing?
There's nobody listening
Are you scared of what you don't know?
Don't wanna end up on your own?
You need conversation
And information

Ohhhhhhhhh...

Gonna get it right sometimes
You just wanna get it right sometimes

It's how you see the world
How many times have you heard?
You can't believe a word

It's how you see the world
Don't you worry yourself
'Cos nobody can learn

Oooooh
Oooooh
Ooooooooh

That's how you see the world
That's how you see the world


"How You See the World"
Lyrics by Coldplay


Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008